Debate na Associação Viva Centro

Valor e referencial de São Paulo está em
sua diversidade cultural, social e étnica

Essa é a principal conclusão da mesa-redonda sobre Identidade Cultural Paulistana realizada nesta quarta-feira (25/4) pela Viva o Centro.
Deram sua contribuição ao debate o diretor do Istituto Europeo de Design, Marko Brajovic, o DJ e jornalista Camilo Rocha, o diretor do Programa Entrelinhas da TV Cultura, Ivan Marques, o jornalista da Folha de S. Paulo, Raul Juste Lores, e o arquiteto especialista em cultura e linguagem juvenis, Baixo Ribeiro. Também compuseram a mesa o superintendente geral da Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, e a coordenadora do Núcleo de Estudos da entidade, Lui Carolina Tanaka, que organizou o evento.

Choque de gerações

Baixo Ribeiro ressaltou a característica cosmopolita da cidade de São Paulo. “Descobri isso no contato que tive com os estrangeiros que vêm para cá.” Segundo ele, “identidade é um assunto muito complexo. São Paulo não pára de crescer, diferente de Veneza que parou há muito tempo. Na capital paulista, a cultura é sempre nascente. Ribeiro disse que a requalificação do Centro é importante pelo valor simbólico que a região possui. Ele lembrou que nas décadas de 1980 e 1990 o mundo passou por grandes transformações: o fim da Guerra Fria, o aparecimento da Aids em contraste com o sexo livre, o surgimento da internet. “Isso faz surgir uma geração inteira com visão de mundo completamente diferente das anteriores. A gente é um pouco cego para o que acontece com os jovens hoje, e por isso ocorre um choque de gerações.” Ribeiro destaca que a cidade tem muitos personagens, entre eles os skatistas e os pichadores. Estes últimos se apropriaram do espaço público já degradado da Avenida Santo Amaro, por exemplo. “A quantidade da pichação é tanta que aquilo, por mais polêmico que seja, vira uma marca da cidade. Essa massa de letras, de energia, não é desprezível. Ela é adolescente, forte, deve se aproveitar isso bem. O desafio é desvendar o mistério.”

leia mais sobre o debate em
http://www.vivaocentro.org.br/noticias/arquivo/250407_a_infonline.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

White Hot Magazine about Ruas de São Paulo exhibition

The New York Times, march 07, about Ruas de São Paulo exhibition

Breve História da Choque Cultural